A Stellantis irá revelar um modelo inédito neste ano que tem a promessa de ser um carro elétrico acessível, com preço inicial estimado abaixo de US$ 27.000, de acordo com a Bloomberg e a Autocar.

O grupo automotivo dono de 14 marcas de carros quer ampliar sua participação no segmento de entrada dos carros elétricos. Produzido pela Citroën na fábrica do grupo na Eslováquia, o carro elétrico 'popular' deverá ser chamado e-C3 e ocupará o segmento logo acima do Dacia Spring, vendido no Brasil como Renault Kwid E-Tech. 

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Citroën Oli Concept

Com porte próximo a de modelos como o Peugeot e-208, da própria Stellantis, o elétrico da Citroën terá proposta diferente e especificações mais modestas, incluindo uma autonomia que ficará na faixa de 300 km com uma carga, segundo relatado. 

Diferentemente do Citroën e-C3 lançado recentemente na Índia, este modelo será um projeto para o mercado europeu. Por lá, ele irá competir com outras novidades, como o Renault 5, que também deve ser revelado entre o final do ano e o início de 2023, sem contar a versão de produção do Volkswagen ID.2, que chegará mais tarde, por volta de 2025, e passará a ser o carro elétrico mais barato da marca alemã, com preço alvo na faixa de US$ 25.000. 

"A Citroën tem um histórico de fazer carros acessíveis e seu papel agora é tornar a mobilidade elétrica acessível a todos", disse o CEO da Citroën, Thierry Koskas. "Não há equivalente a este carro hoje."

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Citroën e-C3 elétrico (Índia)

Em março, a fabricante francesa disse que estava planejando revelar um linha de carros elétricos compactos que custarão em torno de 27.000 dólares (R$ 140.800). Detalhes técnicos concretos ainda não foram revelados, mas a montadora francesa observou que o novo e-C3 terá 4 metros de comprimento e que seria "totalmente equipado" de série, o que significa que provavelmente terá ar-condicionado e vidros elétricos.

Além disso, a Citroën mencionou que seu novo carro elétrico acessível será baseado em uma plataforma chamada "BEV-native", sem entrar em mais detalhes. Segundo a Autocar, este modelo estará fortemente relacionado com o C3 que estreou na Índia no ano passado e depois no Brasil com base numa versão da arquitetura CMP do grupo que também sustenta o Jeep Avenger e o Opel Corsa.

Para manter os custos baixos, o CEO da Citroën disse que o novo carro elétrico será oferecido em apenas três versões de acabamento, cada um com um máximo de cinco opcionais, em uma tentativa de agilizar o processo de produção e aumentar as margens de lucro.